quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pauta séria: o ensino jurídico brasileiro

Sergio Bermudes/ Foto de Simone Marinho
O que é necessário para um estudante tornar-se um bom advogado? 
SERGIO BERMUDES: O meu conselho seria estudar, com grande afinco. O estudante de Direito não deve se contentar com o curso jurídico, que, no Brasil, é extremamente precário. Não basta que se tenha a compreensão da ciência jurídica. Se você quer ser advogado, é preciso que veja também como o Direito opera na realidade, isto é, como a fórmula reage quando ela se converte numa realidade palpável. Também é preciso saber se expressar, por isso a literatura é indispensável. Por último, o advogado que não fala inglês fica em desvantagem.
Em uma carreira tão concorrida, qual o atributo que faz a diferença para que o profissional se destaque? (Mariana Ornelas)
BERMUDES: É preciso empenho, dedicação. Quando perguntavam a Rui Barbosa o que era preciso para ser como ele, respondia: "Estudem como eu estudei". É preciso muito estudo, mas também uma boa formação de história, economia, sociologia, ou seja, conhecimentos gerais.
(...)
Leia a entrevista na íntegra, na coluna Voz da Experiência, publicada por Edson Castro, 03/11/2010, no Portal Globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, que queremos aprender com você!